Sitemap

Member-only story

Politicos ou porque nos abstemos!

3 min readOct 15, 2021

Pensei longamente se devia escrever estas linhas e finalmente decidi correr esse risco.

Quando olhamos para o panorama das eleições nos últimos vinte ano, vemos uma tendência crescente para a abstenção. Se esta representasse votos numa única força política ou candidato representaria uma vitória esmagadora face aos que acabam realmente por ser eleitos. Para mim, que sempre votei, e considero fundamental a participação no ato eleitoral é sempre uma desilusão ver que existem pessoas para quem a democracia se esgota no proverbial post nas redes sociais.

Olhando para as eleições mais recentes encontro, no entanto muitas razões para que as pessoas se abstenham, sendo a primeira delas, os políticos.

A política para mim é colocar-se ao serviço do bem público, isso implica discutir visões, ideias e maneiras de fazer que, muitas vezes não serão coincidentes, com a dos nossos oponentes, mas que merecem, no fim, um reconhecimento do princípio da democracia, onde a maioria vence, respeitando a divergência.

Mas sobretudo um político eleito deve aos seus eleitores o respeito do voto e confiança que depositaram em si, mesmo que o resultado não seja o que deseja, nem sempre ganhamos, ou que, no futuro exista uma oferta melhor.

--

--

Antonio Pedro
Antonio Pedro

Written by Antonio Pedro

António Pedro de Sá Leal was born in 1971 in Lisbon, graduated in Philosophy at Universidade Nova de Lisboa.

No responses yet