Member-only story
Pedro Martins de Lima
Hoje o Surf perdeu o seu princípio e uma parte importante da sua história. Eu perdi uma pessoa por quem nutria profunda admiração.
Conheci o Pedro em determinada altura quando eu organizava uma parte dos eventos de surf em Portugal e ele fazia acessória na Têxteis Manuel Gonçalves que tinham, nessa altura assumido a marca Lightning Bolt em Portugal.
Eu sabia já quem era o Pedro e por isso a primeira coisa que lhe disse foi que conhecê-lo era como conhecer o D. Afonso Henriques. Para mim ele era o princípio do Surfing em Portugal era o pioneiro e reconhecidamente o primeiro surfista português e por isso era como conhecer o D. Afonso Henriques. Ele, como sempre, riu-se com aquele jeito simpático e cordial que todos lhe conhecemos. Falamos sobre o surf em Portugal, sobre as marcas, mas sobretudo julgo que falamos sobre ele e as suas aventuras. A minha curiosidade de saber mais sobre o “pai” do surf português foi sendo satisfeita ao longo do fim dessa tarde e em todas as outras conversas que fomos tendo.
Quando sai desta reunião vinha preenchido com a conversa, com conhecer o Pedro e sobretudo com uma profunda admiração por ele.
Para mim o Pedro representa, muito mais do ser o primeiro surfista português. Ele era aquilo que eu entendo como um Sportsman no verdadeiro sentido da palavra. As histórias sobre o mergulho, a vela, o…