Member-only story
Confinamento?
Depois de estarmos num confinamento forçado em grande parte pela falta de preparação para enfrentar o inverno, hoje, dia 9 de fevereiro de 2021 as notícias dão conta que a estratégia será prolongar o confinamento até pelo menos meados de março, um ano depois de termos sido confinados pela primeira vez…
Longe de resolver o problema da pandemia de uma forma estruturada, o prolongamento do confinamento colide de frente com o que deveria ser o objetivo primordial nesta pandemia, que passa por criar condições para que as empresas possam trabalhar, os estudantes frequentar as escolas e universidades e que de alguma forma a economia e a sociedade se possam recompor deste momento.
Ao prolongar o confinamento estamos numa estratégia tão comum nos nossos dias de “empurrar com a barriga”. Vamos com certeza baixar os casos, como aconteceu entre maio e setembro de 2020, para chegarmos a outubro e começarmos a assistir uma vez mais ao crescimento do número de infetados.
Há a vacina na qual se deposita a esperança mas, a avaliar pela falta de capacidade que temos encontrado na sua distribuição equitativa e de acordo com um plano duvido que em setembro estejamos resolvidos com este assunto. Aliás o plano de vacinação COVID 19 ajuda a ilustrar esta falta de estratégia e sobretudo capacidade instalada para, com tempo, quase 9 meses, se estabelecer um plano seguro e coerente que…